Alma de Nogal : Los Chalchaleros

martes, 20 de diciembre de 2016

Governo assume proposta do Bloco e proíbe glifosato no espaço público

Governo assume proposta do Bloco e proíbe glifosato no espaço público

Glifosato será proibído em espaços públicos

12 de Dezembro, 2016 - 16:38h
Protesto contra Glifosato
Ação do Corporate European Observatory em Bruxelas no dia 7 de março de 2016
O glifosato será proibido nos "jardins infantis, jardins e parques urbanos de proximidade e nos parques de campismo", mas também "nos hospitais e noutros locais de prestação de cuidados de saúde ou lares e residências para idosos" através de Decreto-Lei a apresentar pelo Governo, avança hoje o Jornal Público
(link is external)
. O diploma define ainda que a utilização de herbicidas só poderá ocorrer "quando não houver meios e técnicas alternativas".

Esta iniciativa assume a Proposta de Lei 232/XIII
(link is external)
 do Bloco de Esquerda, apresentada em Maio deste ano e que foi rejeitada com os votos contra do PCP, PSD e CDS

O glifosato - a molécula ativa do herbicida Roundup da Monsanto - é o pesticidade mais utilizado no mundo e a peça central na estratégia de desenvolvimento de biotecnologias vegetais. Quase três quartos das culturas de alimentos geneticamente modificados são alteradas para tolerar o glifosato, criando uma presença sistémica em toda a indústria alimentar e não só. Em outubro de 2015, um estudo identificou glifosato em tampões e pensos higiénicos produzidos a partir do algodão.
Em 2015, a Agência Internacional de Pesquisa de Cancro, declarou o glifosato como "provável cancerígeno", aconselhando a que os estados promovessem a "proteção integrada", conceito previsto pela Diretiva n.º 2009/128/CE que tem como objetivo reduzir o recurso aos pesticidas. De facto, o uso do glifosato não é obrigatório e existem métodos alternativos já no terreno. Em resposta a uma pergunta do Bloco enviada a todas as autarquias, a maioria (83 em 100) admitiram recorrer ao glifosato, mas 17 utilizam métodos alternativos com sucesso.

Comentários

"Trabalhamos com células de recém-nascidos com quantidades do produto 100.000 vezes inferiores com as quais qualquer jardineiro comum está em contacto. O Roundup programa a morte das células em poucas horas."
Gilles-Éric Séralini (Biólogo molecular e assessor político)

Looool, o fantastico Serallini, aquela valente fraude que produziu o tal estudo com oncomice (ratos que desenvolvem tumores) e depois afirmou que foi o herbicida ou OGMs ou o caraças, ignorando claro, de dizer que o grupo de controlo ficou igual.

A demagogia no seu melhor. Depois da lei dos produtos farmacêuticos entramos no fundamentalismo agrícola. E se os senhores deputados experimentassem vir até ao campo e usar uma enxada para perceber a real aplicação destes produtos??? O que entendem por espaço publico? Um jardim ou uma rampa de acesso a uma moradia também se inclui? Qual o grau cancerígeno do glifosato comparado com outras fontes ?

No hay comentarios:

Publicar un comentario