Nogal de Vida: Sobrevuela la antena a toda potencia de la Costa ( Vicente Lopez).
al menos 5 personas con cancer en los alrededores.
Colocada a metros del Geriátrico y de la casa de la Cultura
Operadoras de celular serão multadas em R$ 5 mil por cada antena irregular no Recife
Redação do DIARIO DE PERNAMBUCO.COM.BR
26/01/2012 - 10h37 Crime ambiental
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120126103746&assunto=85&onde=Economia
A Secretaria de Meio Ambiente do Recife identificou que 70% das antenas de transmissão das operadoras que atuam na capital pernambucana foram instaladas sem licença ambiental. A ação infrige a Lei Municipal 17.246/2006, que regula a instalação de aparelhos que emitam radiação eletromagnética no município, e, por isso, as operadoras podem ser multadas em até R$ 5 mil por cada antena fora dos padrões estabelecidos.
De acordo com o secretário Marcelo Rodrigues, será demandada a regularização da atividade. “Em fevereiro, faremos uma reunião com os empresários do setor para estipular um prazo de adequação às exigências da legislação ambiental. Além disso, discutiremos a qualidade do serviço de sinal de celular na cidade, considerada como ponto crítico pelos consumidores e cidadãos recifenses”, adianta.
A ação teve início com um mapeamento da região, em setembro do ano passado, quando foram identificadas as 732 antenas de telefonia instaladas na cidade. Do total, 516 não possuem licença, necessária para a verificação e prevenção de possíveis problemas de mau funcionamento dos aparelhos, de forma a causar danos à saúde da população e dos ecossistemas por conta da radiação eletromagnética. Os efeitos de antenas do gênero podem se manifestar sob a forma desde de dores de cabeça até a tumores cancerígenos.
Regularização - Para que as empresas operadoras de celular cumpram a legislação e regularizem o licenciamento ambiental das Estações Rádio Base (ERB) é necessário que seja apresentado o projeto (aprovado pela Dircon), CNPJ, estatuto social (autenticado), licença de funcionamento da Anatel, laudo radiométrico prático, roteiro de caracterização do empreendimento, contrato de locação, ata de condomínio (em caso de antenas sobre edifícios) e certidão negativa de débito ambiental estadual (CPRH).
No hay comentarios:
Publicar un comentario